quinta-feira, 10 de junho de 2010

"O protagonismo da favela": sua política e a efetividade da mesma.

Foto: Jornal Maré de Notícias - ano1/nº5 - Abril de 2010/Elisângela Leite.

Em texto publicado em tal jornal e desenvolvido, em conjunto, por Mariana Araújo e Marília Gonçalves, é feita uma crítica em relação às políticas que criminalizam a pobreza e que não atendem às demandas dos moradores que residem nas favelas.
Estereótipos de violência e a crescente criminalidade passam a ser foco central nas mais diversas mídias, principalmente, com o subsídio de fontes policiais.
Segundo as autoras, o papel da mídia, além de noticiar os acontecimentos, deve proporcionar maiores informações quanto à questão da pluralidade, ou seja, experiências vividas pelos moradores dessas localidades.
A desconstrução dos estereótipos também é de extrema importância, visando, desta forma, proporcionar políticas mais eficazes ao acesso à cidadania, ou seja, políticas que possam atender às demandas dos residentes das favelas.

Um comentário:

  1. Através de um canal alternativo,profissionais (engajados na luta pela cidadania) e residentes das favelas, problematizam a questão social. Ainda que seja um canal de pouca visibilidade na cidade,a mídia alternativa é uma forma de ouvir e dar voz a uma série de sujeitos colocados à margem dos grandes centros midiáticos.

    ResponderExcluir