quinta-feira, 8 de julho de 2010

O presente relatório tem por objetivo descrever, bem como analisar a visita realizada no Orla de Copacabana no dia 01/07/10 às 14:30, sendo esta uma atividade da disciplina Núcleo Temático ministrada pela professora Rosemeire Maia no Curso de Serviço Social da UFRJ.
No campo percebemos que a organização espacial se constitui como um espaço geográfico provido de diversos equipamentos tais como: bicicletário, equipamentos para realização de atividade física, balisa na areia para jogos de futebol, lixeiras por toda a Orla e etc.
Logo de cara nos deparamos com uma visão do que podemos considerar com invasão do espaço público pelo privado, que seria a ocupação de uma faixa litorânea por organizações/entidades privadas para fins de promover uma atividade "cultural", vinculando a divulgação de marcas de grandes corporações, tudo isso com a concessão da prefeitura municipal.
A presença ostensiva da polícia militar, através de postos de vigilância e fiscalização, além de diversas viaturas, não somente na área de circulação de veículos, como também presente na faixa de areia, com o intuito de manter uma "ordem" aparente.
Além disso, vimos a presença de ônibus com o logotipo da prefeitura municipal, com escritos: choque de ordem/ acolhimento social, que na verdade representa a recolha de
famílias de moradores em situação de rua dos principais pontos turísticos da cidade, carros-guincho que podem ser interpretados como remoção de veículos em situação irregular, além das câmeras de segurança para o "controle" da população transeunte.
Percebemos o processo de revitalização da Orla, sobretudo através dos novos quiosques , que custaram aos cofres públicos cerca de 1 milhão e 300 mil reais cada um.
Por Pablo Landes e Tatiana Neves (TEXTO);
José Aloísio, João Ricardo e Tatiana Neves (FOTOS)




































Nenhum comentário:

Postar um comentário