quinta-feira, 8 de julho de 2010

Perfil do Trabalho em favelas











Os gráficos aqui expostos são parte do Censo das Favelas, realizado pelo governo do Estado do Rio de Janeiro em parceria com o a Prefeitura, entre os anos de 2008 e 2009. Tal censo alcançou três favelas da cidades do Rio: Complexo do Alemão, Manguinhos e Rocinha. Entre os dados estatísticos levantadas neste trabalho, nos interessa destacar aquelas referentes ao perfil do trabalho nestas comunidades. Assim sendo constam: Renda por pessoa; Ramo de atividade das empresas; Empresas informais e formais; Empresas que têm Internet; Variação do faturamento das empresas em 2007 e 2008 e Nível de escolaridade dos empreendedores.
Tais gráficos revelam o perfil das condições de trabalho nas comunidades cariocas, que em geral se encaixam em condições de informalidade.Também revelam, um baixo nível de escolaridade dos empreendedores, que os condiciona a permanecer num ciclo de informalidade e falta de direitos trabalhistas. Também fica claro a pouca apropriação tecnológica nestes trabalhos, com baixo índice de uso da Internet. Em geral são atividades realizadas no setor de serviços onde se revela um baixo nível de renda salarial frente ao rendimento médio da cidade do Rio de Janeiro.
Estes trabalhadores fazem parte de uma reliadade crescente em nível mundial, dado as condições de trabalho exigidas a partir do movimento de reestrutuiração produtiva e o processo de globalização. Por outro lado, no âmbito das políticas públicas, não se vê iniciativas de grande alcance que permitam estes trabalhadores de qualificarem, segundo estas novas exigências do mercado, para concorrerem de em níveis paritários com aqueles que tiveram mais oportunidades.

Fonte: EPG - Rio. Censo das Favelas
http://www0.rio.rj.gov.br/ipp/Documentos/apres%202009-08%20Censo%20IPP.pdf

http://www.egprio.rj.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário